Aprensentador de Slides - Impress


««→CID-IMPRESS←»»

Aula 01

IMPRESS

É um "Open.Office.org" presente no pacote BrOffice destinado para criação de slides e apresentação de informações múltiplas. Utilizando "ferramentas" deste próprio "Aplicativo de Escritório" para configurar a apresentação que será realizada.


MAS O QUE É UM SLIDE?

É uma "imagem" aonde mostramos a informação desejada. Um conjunto de slides nos dá uma apresentação sobre determinado assunto.

Os slides são feitos e utilizados para "Apresentações" de trabalhos ou sobre algum assunto interessante que nos possibilite um texto de forma resumida que apresente imagens, gráficos, planilhas entre outros recursos que pode-se implementar na Apresentação de Slides.

Aluno do CID, é importante que você em todas as aulas abra o Aplicativo Impress para observação dos recursos, testes dos mesmos e para melhor realização das atividades!

À baixo segue as instruções de como abrir este aplicativo.


COMO ABRIR O APLICATIVO IMPRESS:

A "Área de Trabalho" apresentada na imagem à baixo apresenta os procedimentos para abrir o aplicativo Impress:
1º Passo: Clicar (com o botão esquerdo do mouse) sobre o primeiro menu do painel superior da Área de Trabalho do Linux Ubuntu 9.04, tendo o nome de menu "Aplicativos".
2º Passo: Selecionar a opção: "Escritório" e após "OpenOffice.org Apresentação".



Após isto abrirá uma Janela informativa sobre o próprio Aplicativo com o seu respectivo nome ...

















Em seguida surge uma janela de comandos, a opção para a abertura do Aplicativo é "Criar"(como mostra na figura um círculo em torno desta opção).


Pronto! Abrirá o Aplicativo Impress para que você possa trabalhar nele...







CONHECENDO O AMBIENTE DE TRABALHO DO IMPRESS:


O ambiente de trabalho do Impress está apresentado na imagem à cima. Observe que o ambiente é composto por inúmeros recursos os quais possibilitam a criação e utilização de ferramentas do Impress.

"Vamos aprender quais são os recursos presentes nesta ferramenta e como utilizá-los!"

Em sua estrutura principal visualizamos que o Impress compõe-se elementos fundamentais para o seu funcionamento que consistem em:

Menus: Compõem todos os recursos que poderemos utilizar no Impress, ou seja, todos os recursos do Impress estão presentes nos Menus;

Barras: Apresentam de uma forma visível as informações, recursos para serem utilizados assim como apresentar status da apresentação em utilização;

Painéis: Demonstram os "modelos" de slides para sua escolha: Design ou Layout como também, os próprios slides de uma apresentação.

Obs.: Nem as Barras ou Painéis contem todos os recursos do Impress, pois os menus são responsáveis por apresentar todos os recursos para a utilização deste aplicativo.

Todos estes recursos nos possibilitam "manipular" nossa apresentação podendo configurar os slides de sua apresentação da melhor maneira possível! Vamos observar estes recursos...





OBSERVANDO OS MENUS





Menu Arquivo: Serve para termos acesso as configurações do próprio "arquivo" aberto ou até criar novo arquivo, ou seja tendo duas janelas com dois arquivos do Impress.



* Menu Editar: Serve para editarmos nossa apresentação tendo em vista características específicas para cada caso. Por exemplo: Copiar, recortar e colar são recursos que podemos atribuir de um slide para outro...

* Menu: Exibir: É o menu responsável por determinarmos quais recursos queremos que sejam exibidos em nossa estrutura principal do Impress (já apresentadas).

* Menu Inserir: Responsável pela inserção de características em nossa apresentação como também, um novo slide.

* Menu Formatar: Nos possibilita formatar por exemplo: página, texto, linha, área, entre itens que podemos configurar em nossa apresentação.

* Menu Ferramentas: Possui "ferramentas" base que o próprio aplicativo admite como sendo ferramentas essenciais. Por exemplo: AutoCorreção e Ortografia.

* Menu Apresentação de Slide: Nos possibilita melhor configurar a nossa apresentação utilizando recursos de formatação.

* Menu Janela: É o menu que nos possibilitar utilizar três recursos referente a janela, um deles é Fechar janela.

* Menu Ajuda: Serve para nos informar sobre as funcionalidades presentes no Impress e nos orientar para alguns problemas que possam surgir ao longo da nossa utilização das ferramentas deste aplicativo.



CONHECENDO AS BARRAS DE FERRAMENTAS E OUTRAS

Exitem duas barras de Ferramentas essenciais as quais são denominadas: "Padrão" e "Formatação de texto" pois são as mais utilizados por todos os Aplicativos que estamos trabalhando.

São assim chamadas pelas suas características de funcionalidades. Observe as Barras de ferramentas presentes no arquivo...


Observe os ternos separadamente atribuídos à elas:


* As Barras como já visto anteriormente apresentam algumas ferramentas dos menus que estão representadas por botões de comando que teem por objetivo servirem de acesso rápido e fácil aos recursos mais utilisados pelo Impress.

* A primeira Barra de formatação que nos está visível é a Barra de ferramentas denominada: Padrão e a segunda Formatação de texto como já mencionado anteriormente. Porém há uma Barra "escondida" juntamente com estas barras que visualizamos, sendo esta definida como: Apresentação.




* Na parte inferior do nosso documento de apresentação do Impress temos mais uma Barra de Ferramenta porém esta obtém recursos de desenho sendo denominada de "Barra de Ferramentas de Desenho".




Porém há barras de "identificação" ou seja barras de "auxílio", podendo citarmos: Barra de título e de status.

* Barra de título serve para identificar qual é o nome que o arquivo recebeu após ser salvo e também informar de qual Aplicativo este arquivo faz parte.



* Barra de status é a última barra de cima para baixo do Impress ela é responsável por apresentar características dos Slides. Por exemplo: Apresenta quantos slides existem em sua apresentação e em qual destes você está trabalhando.



Observe os Painéis do Impress...



* O Painel apresentado na figura no lado esquerdo do Slide em Branco nos apresenta o recurso de visualização de Slide o qual é denominado pelo menu "Exibir" como sendo "Painel de slide".

* O Painel apresentado na figura no lado direito do Slide em Branco nos apresenta o recurso de utilização de recurso, o qual pelo menu "Exibir" é chamado de "Painel de tarefas".

* Dentro deste próprio painel encontramos dois recursos fundamentais que são:
"Páginas mestres" e "Layouts".

* Os complementares são: "Modelos de tabela", "Animação personalizada" e "Transição de slide" que são complementos adicionais do Impress para a sua apresentação de Slides.


EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

Aula 02

UTILIZANDO FERRAMENTAS DO IMPRESS NOS SLIDES DE APRESENTAÇÃO

Como já foi visto na primeira aula do Impress você já conhece as principais "ferramentas" que o Impress nos disponibiliza.

* Primeiramente é importante observar com qual ferramenta do Impress deve-se inserir uma caixa de texto no "Slide 1" de sua apresentação.




Existem diferentes maneiras de inserir uma ou mais caixas de textos em seu slide. Na imagem à cima aparecem dois recursos para inserção de textos a um silde.

Observe que...

* O primeiro recurso está presente no Painel de tarefas do Impress na "Tarefa" "Layouts" aonde tem-se diversos tipos de layouts para a digitação e também inserção de imagens: denominadas "figuras". Escolhendo a que melhor servir para determinada apresentação.

* Ou também pode-se optar por acionar na Barradas ferramentas de Desenho o recurso "Texto" o qual insere uma caixa de digitação.

* Clica-se sobre a opção desejada. Pronto! Você já pode começar a digitar informações em sua apresentação.

Vamos visualizar como funciona!





O texto digitado no slide contém informações resumidas sobre determinado assunto. Para visualizar o texto contido no slide há uma tecla para ativar o recurso de de visualização de slide chamado de "Apresentação de Slide", pela tecla "F5" como também é possível ativar este recurso pelo menu "Apresentação de Slide" do próprio Aplicativo.



COMO INSERIR NOVO SLIDE

É possível inserir novo slide em sua apresentação das seguintes maneiras:
* Através do menu Inserir -> Slide ou também através do clique do botão da direita do mouse sobre o "Slide 1", opção "Novo slide".





No momento que você inseriu um novo slide ou mais que um dependendo da quantidade de slide que você utilizará em sua apresentação de slide você poderá inserir textos imagens, figuras, sons, "animações", vídeos etc.


SALVANDO UMA APRESENTAÇÃO DE SLIDE

Preste muita atenção para sempre salvar sua apresentação quando você está configurando-a pois há o risco de você perder definitivamente seus slides.

Observe os passos já apresentados nos aplicativos anteriores a este, como o Writer e o Calc. Pois a estrutura de menus em sua maioria comparasse a estes aplicativos que você já estudou anteriormente.

1º Passo: Para salvar a primeira vez a sua apresentação clique sobre o menu "Arquivo" e escolha a opção: "Salvar como..." ou também é possível ativar este mesmo recurso pelas teclas de atalho: "Ctrl+Shift+S" para abrir uma janela para você optar aonde queira salvar a sua apresentação assim como "tipo de arquivo" de sua preferencia.



Abrirá uma nova janela que contém recursos para salvar o documento, veja quais recursos utilizamos para salvar uma apresentação de slide.




Abaixo segue a explicação de como utilizar os recursos presentes na janela  à cima destinada para você salvar a sua apresentação de slides...

Siga os números da Imagem e as explicações à baixo referente a cada número apresentado sendo que estes identificam os passos para salvar seu arquivo!

Número 1

Observe que você tem vários "Locais" na lista a esquerda de sua janela e precisa escolher qual será o "local de destino" que desejará salvar seu documento, selecione o local desejado...

Número 2

A barra em cima de sua janela de salvamento serve para você dar "Nome" ao seu arquivo. Por exemplo: "Minha apresentação de slide", pronto você deu um nome a sua apresentação. Lembre-se estes passos para salvar seu arquivo já foram vistos anteriormente.

Número 3

Para a garantia de que você poderá abrir seu arquivo em outro aplicativo que tenha o mesmo "padrão" que este escolha o "tipo" de "compatibilidade" para utilizar-se de seu arquivo em outro "office". Para que isto aconteça o número três apresenta os recursos e aonde estão localizados na janela destinada para o salvamento de seu arquivo. Então escolha a opção: Microsoft PowerPoint 97/200/XP.

 Número 4

Já para a opção salvar após ter selecionado e preenchido todos os campos apresentados. Pronto sua apresentação está salva!

Obs.: Para editar a apresentação que você já salvou, vá em sua apresentação (ou seja local de destino da mesma) e modifique o que desejar em sua apresentação após clique sobre o...

CONFIGURANDO SUA APRESENTAÇÃO


É possível configurar sua apresentação de inúmeras maneiras porém é importante destacar-mos as "fundamentais" as quais você utilizará mais frequentemente.

Por isso abra o Aplicativo Impress para continuarmos a aula de hoje e pratique estas atividades que surgirão como base, para após você realizar os exercícios complementares.


ESCOLHENDO A FONTE E EDITANDO-A ATRAVÉS DIFERENTES RECURSOS

Quando falamos em "Formatação do texto" nos referimos a sua própria "Barra de Ferramentas" a qual contem "botões" com recursos de configuração de texto, sendo importante visualizarmos e testarmos estes recursos. Vamos testar! 



Observação esta passagem por estes recursos serve para fixar melhor o conteúdo sobre formatação de fonte já vistos nos outros aplicativos e principalmente no Writer.

Temos o Nome da fonte e o Tamanho da fonte que podemos modificar ...



Podemos também configurar a "estrutura" da fonte da melhor maneira, com os recursos dos botões: Negrito, Itálico, Sublinhado e Sombra.



Podendo colocar diferentes cores no texto e também preenchimento...






ALINHAMENTO DO TEXTO




Observe que a Barra de Ferramentas apresentada a cima, como sendo de "Formatação de Texto" serve para formatar o próprio texto que está sendo digitado, ou seja, utilizaremos recursos "botões" para que possamos configurar da melhor maneira possível o texto digitado.


Observe os recursos que utilizaremos...




Observe que o texto está selecionado e que as opções de alinhamento do texto são referentes aos textos sublinhados.
Observe que o padrão de formatação de textos é alinhamento justificado, observe...

Os botões apresentados à baixo são utilizados para definir o alinhamento do texto.



Sendo assim observe o texto com alinhamento justificado...
Este é o patrão de alinhamento mais utilizado.




É possível escolher as "Barras de ferramentas" que você deseja que sejam apresentadas em botões para trabalhar no Impress com tais recursos.
 
UTILIZANDO O MENU EXIBIR

Observe o menu que nos possibilita visualizar e também acrescentar ou retirar as "Barras de ferramentas".




Observe que todas as Barras apresentadas no Aplicativo estão selecionadas no menu exibir, sendo possível configurar as barras que você deseja visualizar, ou seja estas barras são auxiliadoras nas atividades, as que estão marcadas com um "V" são as mais "utilizadas" mas não significam que são as mais importantes para se fazer uma apresentação de slides.

Portanto utilize-as para formatar sua apresentação.


ADICIONANDO OU REMOVENDO BOTÕES VISÍVEIS

 

Este recurso é chamado de "selecionar os botões que serão visíveis" ou seja na Barra Padrão você pode alterar os botões que estão selecionados (V) ou selecionar os botões não "visíveis".

Sempre que aparecer nas Barras uma seta para baixo como demonstrado na Imagem à cima (no canto direito superior ao lado do ponto de exclamação em circunferência em azul) será possível optar por quais botões você queira que sejam visualizados.



EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES



Aula 03

BARRA DE FERRAMENTA DE DESENHO UTILIZADA EM SLIDES

Quando falamos em uma barra, sempre relacionamos um local que contem recursos específicos de sua "classificação" ou seja tem "funcionalidades específicas", ou seja a barra de "desenho" tem recursos de desenho que podem ser acrescentados em slides.

Você irá conhecê-los e utilizar-se deles em seus slides!

Figura (1C)

Observe os termos associados aos botões (siga a numeração apresentada na figura anterior).

1) Botão Selecionar: Serve para que o cursor esteja no estado se selecionar.

2) Botão Linha: Possibilita acrescentar à um slide uma linha.

3) Botão Linha terminando com seta: Possibilita acrescentar uma linha com seta, ou seja uma seta simples.

4)  Botão Retângulo: Possibilita quando selecionado este botão acrescentar retângulos ao(s) slide(s).

5) Botão Elipse: Permite acrescentar ao arquivo uma forma em Elipse.

6) Botão Texto: Permite acrescentar ao slide um "quadro" para a digitação de textos.

7) Botão Curva: Permite acrescentar traços ao slide contendo vários tipos de traços diferenciados, como por exemplo: Polígono e Curva...

 Figura (2C)

Figura (3C)

8) Botão Conector: Permite acrescentar conexões no slide, ou seja espécies de "setas" que servem de conectores. Por exemplo: Conector curvo terminando com seta e Conector com setas.

 Figura (4C)

                                                      Figura (5C)

9) Botão Formas simples: Permite acrescentar formas "geométricas" simples em um slide, como por exemplo: Hexágono e Losango...

Figura (6C)

 Figura (7C)


10) Botão Formas de Símbolos: Permite acrescentar formas como símbolos em um slide, por exemplo: Quebra-cabeça e Rosto feliz...

Figura (8C)

 Figura (9C)

11) Botão setas cheias: Permite acrescentar ao slide que está sendo trabalhado setas cheias de diferentes posições e formas. Por exemplo, podemos citar duas não muito comuns, sendo: Seta divisória e Bifurcação...

 Figura (10C)

Figura (11C)

12) Botão Fluxogramas: Serve para escolher diversos "tipos" e/ou "estilos" de Fluxograma os quais são responsáveis por representar esquematicamente alguma informação em forma de um "diagrama", porém em formas geométricas.

 Figura (12C)

  Figura (13C)

13) Botão Textos explicativos: São informações armazenadas em "balões" de diálogo no slide.

 Figura (14C)

 Figura (15C)

14) Botão Estrelas: Possibilita acrescentar a um slide formas de estrelas assim como outras formas, por exemplo o rolo vertical.

 Figura (16C)

 Figura (17C)

15) Botão Pontos: Este botão possibilita a inserção de linhas em determinados pontos acionados, permitindo a obtenção de diferentes "formas"
 a partir destas linhas.


16) Botão Pontos de colagem: Sendo um ponto de conexão, diferencia-se por que sua conexão é personalizada, ou seja, a ferramenta permite anexar uma linha conectora.


17) Botão Galeria de Fontwork: A Galeria Fontwork, obtêm padrões de Fontwork, ou seja, modelos que determinarão a apresentação de títulos e palavras importantes para estarem destacadas do texto.

18) Botão De um arquivo: É possível a partir deste botão inserir imagens de outras "unidades de armazenamento".

19) Botão Galeria: Permite inserir objetos a uma apresentação de slide. Permitindo por exemplo acrescentar: Plano de fundo, marcadores etc...

20) Botão Girar: Permite por exemplo quando acrescentado algum objeto ou imagens girá-lo(a) para algum ângulo determinado.

21) Botão Alinhamento: Permite dimensionar para a posição normal sem alterar o grau por exemplo de uma imagem.

                                                        Figura (18C)

22) Botão Dispor: Permite configurar ou dispor uma imagem que foi acrescentada a um slide com um texto, configurando-a para que fique de "plano de fundo" no slide da apresentação do Impress, onde a imagem é direcionada para atrás do texto, podendo assim ser apresentado tanto um texto como uma imagem associada ao texto ao leitor e observador da apresentação.

                                                     Figura (19C)

23) Botão Ativar/Desativar extrusão: Este botão dá características as formas (gravuras), desenhos que foram colocado em um slide dando a estes características de objeto em 3D, ou seja a imagens passa de simples linhas para imagens configurada a partir das ferramentas de extrusão.

Observe na imagem à baixo que este botão ativado permite configuração em 3D de por exemplo um "modelo de estrela"...


                                                       Figura (20C)

É muito importante notar que uma estrela está sobreposta à outra, pois foi ativado o recurso apresentado no botão anterior que é o de "Dispor" ...


  Figura (21C)


24) Botões Visíveis: É a opção "adicional" no final das barras em cada seta indicadora para baixo e as setas para o lado, clicando sobre este botão apresenta-se para você um recurso chamado de "Botões Visíveis que possibilita acionar ou não certos "recursos" para a utilização nas barras..


Esta nos possibilita adicionar botões da Barra de Desenho do Impress.


UTILIZANDO ESTES RECURSOS EM UMA APRESENTAÇÃO DE SLIDE

É importante que perceba que os recursos estudados e testados por você anteriormente servirão para complementar sua apresentação.

Vamos ver em quais circunstancias utilizamos tais recursos, podendo servir para inúmeros tipos de slide, estes recursos tornam-se ferramentas indispensáveis para uma apresentação de slide quando são bem utilizadas e organizadas. 


Observe os exemplos:



UTILIZANDO IMAGENS DA INTERNET EM UMA APRESENTAÇÃO


Observe à baixo os passos que são apresentados, servindo como base para você utilizar imagens em sua apresentação de slide. 


1º Passo: Entre no site de  busca Google, digitando na barra de endereço o URL da página que é: www.google.com.br. Relembre das aulas do Módulo  Internet. Observe a Figura (...) que apresenta como utilizar-se deste site.


                                                     Figura (...)
          

Observe que a "barra de pesquisa" contem a seguinte frase que foi digitada: "paisagens do Brasil", observe também que está em negirto a segunda opção de busca que este site disponibiliza para você, sendo que esta em negrito a palavra "Imagens" e que ao lado da busca está escrito: "Pesquisar imagens", possibilitando que sejam buscados somente imagens armazenadas na Internet em diferentes sites e blogs como este.

2º Passo: Após ter clicado sobre a barra que "aciona a pesquisa" surgirá uma lista de imagens disponíveis para que você possa escolher a que melhor servirá para o seu slide.

Observe na Figura (...) esta lista:

                                                       Figura (...)

3º Passo: Clique sobre a imagem desejada e observe esta outra imagem...


                                                      Figura (...)


Surge então a imagem no canto esquerdo superior da tela com a opção "Ver imagem em tamanho grande". Clicando sobre este link, surge a imagem em tamanho "original" como aparece na Figura (...).


                                                      Figura (...)


4º Passo: Após ter carregado a imagem em tamanho grande utilize o botão da direita do mouse, clicando sobre a mesma e após selecione a opção "Copiar imagem" como está apresentado na Figura (...).


                                                               Figura (...)


5º Passo: Selecione a caixa de texto, ou a caixa destinada para imagem dependendo do Layout que você adicionou ao slide. Clique com o botão da direita no local selecionado e selecione a opção "Colar" conforme a Figura (...).





RECORTANDO E REDIMENSIONANDO A IMAGEM NO SLIDE


Observe a Figura (...) que apresenta a imagem no slide.



A imagem precisa ser "recortada ou redimensionada" veja como: Primeiramente observe como recortar a imagem na Figura (...).

                                                       Figura (...)


Observe que quando este botão da Barra de Ferramenta é ativado a imagem pode ser recortada.
Observa como a imagem pode ser redefinida e organizada no slide na Figura (...).

                                                     Figura (...)

Isto é possível pelo recurso já estudado de arrastar e soltar uma imagem no slide para uma melhor visualização do próprio em uma apresentação.

Observe exemplos de apresentação:

                                                
                                          
                                               
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES