Internet - Mozilla Firefox

CID- Internet

Aula 1

Internet

A história da internet- como tudo começou... 
 
A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.
Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.
Nos dias de hoje, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoa utilizar e dominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.
Com o surgimento da World Wide Web, esse meio foi enriquecido. O conteúdo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localização de arquivos criou um ambiente em que cada informação tem um endereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.
Em síntese, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.

Usando a internet

Para navegar na internet, basta seguir o que a figura abaixo está indicando.


Ao clicar no navegador, automaticamente abrirá a página da internet.  




Logo em seguida,você poderá pesquisar o conteúdo que desejar,escrevendo na barra de pesquisas abaixo da palavra Google. Ex: história da internet.



Agora você poderá escolher qualquer opção do conteúdo que achar melhor para sua pesquisa.



A imagem abaixo, mostra o conteúdo que você abriu para ser utilizado de acordo com o que desejava encontrar.



Um pouco de História...

O surgimento da Internet é marcado por guerra, um objetivo próprio e já visto na questão do surgimento do computador. Por fins militares, em plena Guerra Fria os EUA resolveram ter um meio de comunicação, sendo assim em 1969 suge a ARPANET. Assim os EUA, estariam interligados por informações militares, digamos assim estando melhor preparados para uma possível invação dos Estados Unidos, pela União Soviética.
A internet a partir do momento que os estudantes de Universidades começaram a utilizar, teve fins de pesquisas. Após isto muitas modificações na estrutura do software foram sendo modificadas para atender a necessidades existentes. Assim tornando-se o uso da internet mais acessível, usuáros do mundo inteiro começaram a utilizar. Assim tornando-se universal e de acesso a todos.

Alguns termos da Internet:  

Acesso: Entrar na Internet através de uma coneção.
Baixar: É o mesmo que downloads.
Bit: Menor unidade de informação eletrônica.
BPS: Significa bits por segundo. Velocidade de transferencia de dados pela Internet.
Chat: Significa conversar pela internet através de textos, ou seja, é uma sala de bate papo.
Browser: É o mesma coisa que um navegador. São programas utilizados para acessar as páginas da internet. Exemplo: Internet Explorer, Mozilla Firefox ...
Banda Larga: Tipo de conexão rápida pela internet.
Ciberespaço: denomina-se o espaço eletrônico onde as informações circulam.
Compressão: Mesma coisa que compactar um arquivo, para que ele ocupe menos espaço no computador. O Winzip é utilizado para tal finalidade.
Comunidade Virtual: pessoas com os mesmos interesses que fazem parte do mesmo grupo virtual.
Crack: Programas usados para quebrar a segurança de outros programas.
Dial: É o mesmo que discar, ou seja, fazer a coneção da internet através de um provedor.
Domínio: Nome que vem após o @, ou também, igla que identifica qual a natureza do site. Por exemplo: um site educacional apresenta: (br).
Download: Significa baixar algo da internet para o computador.
E-mail: É o famoso correio eletrônico, ou seja, o endereço para se enviar e receber mensagens.
Emular: Imitação de outro sistema.
Freeware: programas de uso livre e gratuito pela internet.
Grupos de Discução: São os newsgroups, ou seja, fóruns de discussão onde pessoas do mesmo interesse entram para debater idéias. 
Hackers: Pessoas com muito conhecimento de informática e internet que invadem sistemas, quebram sistemas de segurança e modificam dados em computadores de outras pessoas. 
Hiperlink: Ligação entre páginas da internet.
Hit: Unidade que mede o número de visitações em páginas da internet. Cada Hit corresponde a uma visitação.
Homepage: É a primeira página de um site, ou seja a página inicial ou de entrada.
HTML ( Hyper Text Markup Language): linguagem para a criação e visualização das páginas da internet.
HTTP (Hyper Text Transfer Protocol): protocolo usado para a transferencia de dados na internet.
Ícone: Representação gráfica utilizada para acessar uma página ou um conteúdo específico na internet (ou fora dela).
Interface: Conjunto de imagens e informações de um programa ou site. É o rosto de um programa.
Internauta: Nome genérico para as pessoas que navegam pela internet.
Internet: Rede Mundial de Computadores.
Intranet: sistema parecido com a internet, mas restrito para funcionários de uma empresa.
ISDN (Integrated Services Digital Network): rede digital de transferencia de dados, imagens, voz e sons pela internet.
Java: Linguagem de programação para páginas da Internet com recursos rápidos e avançados.
JPEG: extensão ou formato de imagens. Muitocomum em fotos que aparecem na internet.
Java: Linguagem de programação desenvolvida pela Sun Microsystems para a criação de grandes programas.
Lan: Defini-se como rede local.
Linux: Sistema Operacional desenvolvido para ser livre, ou seja tanto gratuito como pago o S.O. Linux é livre por ser muito mais fácil de gerenciar do que em outros softwares.

Mas o que é Internet e WWW?
 A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânia e compartilhamento de arqivos.



De acordo com a Internet World Stats, 1,73 bilhões de pessoas tinham acesso à Internet em setembro de 2009, o que representa 25,6% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população. Mais de 60% população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na América Latina e Caribe, quase 175 milhões de pessoas tinham o acesso à Internet, sendo que 67,5 milhões são brasileiros
A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. (Wikipédia)






Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores Web (ou "sítios") e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir as hiperlições na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é, comumente, chamado de "navegar" ou "surfar" na Web. (Wikipédia)

Navegadores da Internet

Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem folhas de estilos em linguagens como o CSS e que estão hospedadas num servidor web.
Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Fundation (em português: Fundação Mozilla) com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível(...)Firefox tornou-se o objetivo principal da Mozilla Foundation(...)

Windows Internet Explorer, é o navegador mais usado nos dias de hoje. produzido inicialmente pela
O Internet Explorer é um componente integrado das versões mais recentes do Microsoft Windows. Está disponível como um produto gratuito separado para as versões mais antigas do sistema operacional. (...) A partir da versão 6 inclusa no XP em 2002, uma grande atualização do navegador foi oferecida aos usuários do Windows XP.

Ferramentas do Google:


Como na Tela acima, podemos visualizar após clicar-mos no Navegador Mozilla inúmeras ferramentas que este site de navegação (Google) proporciona. Mas deve-se observar os menus que o nosso Navegador utiliza em suas barras: de menus e de navegação. Sendo possível por exemplo utilizar-se da mesma janela, porém com diferentes abas.
Clicando sobre uma aba criada no menu Arquivo, é proposto através de um pequeno menu alguns recursos possíveis na respectiva aba. 
O Firefox conta também com um gerenciador de downloads, clicando no menu ferramentas opção downloads, pode-se visualizar esta ferramenta.
  
Quando clica-se em um link de download, aparece uma janela perguntando qual os procedimentos que o navegador deve tomar, assim pode-se opinar por abrir simplismente o arquivo (podendo salvá-lo) ou salválo em algum local de armazenamento.
 

Quando é destinado o arquivo para download aparece a janela de download em na tela do computador, no momento que este arquivo é baixada, podemos abri-lo e destinar o seu armazenamento em outro local.


Lei e Responda as questões:

*A Internet foi idealizada na década de 60 com o objetivo de trocas e compartilhamento de informações, voltada para a pesquisa e para fins militares.
* Aliado a este a este interessse lilitar (de troca segura de informações), as universidades americanas começaram também a se interessarem pelo assunto.Visto que uma vez também implementada, a Internet seria extremamente útil para pesquisas e para a colaboração com pesquisadores de outros locais.
* Em 1969 a ARPANET (o nome que se dava naquela época à Internet) foi colocada em funcionamento. Ela interligava algumas universidades americanas.
* Naquela época o computador ainda era difícil de lidar, portanto somente algumas instituições possuíam Internet.
* Por tanto com a elaboração de softwares e interfaces cada vez mais fáceis de manipular, as pessoas foram se encorajando a participar da rede.
* O grande atrativo da Internet era a possibilidade de se trocar e compartilhar idéias, estudos e informações com outras pessoas quem nem se conheciam pessoalmente.
* O que é a Internet? A Internet é uma rede mundial de computadores interligados através de linhas de telefone, linhas de comunicações privadas, cabos submarinos, canais de satélite, etc...
* A internet funciona como uma rodovia pela qual a informação contida em textos, som e imagem podem trafegar em alta velocidade entre qualquer computador conectado a essa rede.
* E por essa razão que a Internet é muitas vezes chamada de "super rodovia da informação".
* Como funciona? Um provedor de acesso, em outras palavras é uma empresa, uma universidade ou organização qualquer que fornece acesso à Internet a pessoas ou a outras empresas. Estar ligado direto com a internet é bastante caro. O provedor de acesso então assume o custo de uma conexão permanente e vendo o acesso a essa conexão para seus clientes, os usuários. Desta forma o custo alto é dividido entre todos os participantes.
Dentre os provedores de acesso mais conhecidos temos: UOL: www.uol.com.br (pago); Terra: www.terra.com.br (pago); iG: www.ig.com.br(gratuíto); www.ibest.com.br(gratuíto).
* Conceitos básicos da Internet:
- Servidor: É um computador que fornece serviços a uma rede de computadores.Esses serviços podem ser, por exemplo, servidor de documentos, servidor de correio eletrônico ou servidor de página Web.
- URL: (Universal Resourse Locator) é o endereço de um documento ou pasta disponível na Internet.
- O protocolo poderá ser http, ftp, entre outros...
* Site: É uma coleção de páginas da Web, isto é, de documentos acessíveis através da Web, na Internet.
* Páginas Web: Arquivos geralmente em formato HTML (as extenções são em geral *.htm ou *. html) e com a ligação de hipertexto que permitem a navegação de uma página para outra.
* As páginas Web usam com frequencia figuras para fins de ilustrações.
* World Wide Web: Rede Mundial de Computadores, fornecendo informações em forma de hipertexto.
*Browser ou Navegador: Software responsável por atribuir as informações em linguagem HTML para que sejam visualizadas na tela do computador, transformando esta linguagem de "comando" em uma linguagem "legível".
* O ato de seguir links é chamado comumente de "surfar" na Web.
* Domínio: Todo o site tem no final de seu endereço uma palavra, que definimos como domínio.Servindo entre outras coisas para identificar a natureza dos sites.
Por exemplo: BR indica que o site é do Brasil (www.ig.com.br - site do provedcor iG). COM: Indica que o site é comercial (www.submarino.com - site de compras). GOV: sites de governo (www.caixa.gov.br - site da caixa econômica). EDU: sites de conteúdo educacional (www.puc-campinas.edu.br - site da universidade de Campinas). MIL: sites militares (www.mar.mil.br - site da Marinha do Brasil) etc...
* Conceito de On-line: Conectado à Internet.
* Conceito de Off-line: Desconectado à Internet.